top of page

Sustentabilidade corporativa: como sua empresa impacta?

Sua empresa é realmente sustentável? O sucesso de toda empresa alimentícia está diretamente ligado aos seguintes termos: redução de custos e lucro. Contudo, qual é seu diferencial? O que faz um cliente entrar em seu estabelecimento e não em outro qualquer? Uma ótima resposta poderia ser a qualidade de seu produto, e para muitos isso já seria o suficiente. Mas não é sempre assim, momentos são criados por pessoas. Grande parte das nossas memórias são lembranças que envolvem pelo menos alguma emoção, e nelas pelo menos uma pessoa está envolvida. Para que os momentos sejam lembrados, tudo precisa estar em harmonia com aqueles que estão presentes. Há alguns que preferem estar junto àquilo que é natural, por exemplo alguns animais e plantas, e isso remete à natureza, remete ao meio ambiente, à sustentabilidade. O estabelecimento passa a não ser só um lugar para desfrutar apenas sabores, mas estar junto com aquilo que há de mais sustentável, um local onde se pode aproveitar momentos com aqueles mais queridos, sabendo que a própria natureza agradece.


Mas afinal de contas, o que é sustentabilidade? Se definido literalmente, é sustentável aquele que se mantém ou se sustenta dentro de um intervalo de tempo. Contudo, em termos mais técnicos e contextuais, a sustentabilidade está diretamente ligada em reduzir ao máximo o impacto ao ecossistema, com o menor impacto social e com menor custo. Para que se tenha um desenvolvimento sustentável é necessária uma evolução que supra as necessidades atuais sem que condene a sustentabilidade das futuras gerações. Um exemplo de um processo sustentável está na reciclagem. Aquilo que é resíduo dentro de um ciclo de vida pode ser realocado em outro processo, retrabalhado e, por fim, reutilizado sem que haja a coleta de nova matéria-prima, dessa forma ajuda a mitigar o esgotamento de recursos no planeta.


Este assunto está vigente faz alguns anos. Um dos maiores projetos de sustentabilidade que está em vigor no mundo atualmente é o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecida como agenda 2030, que estabelece 17 objetivos com 169 metas que envolvem toda exploração da sustentabilidade. Abrange desde erradicar a pobreza e redução de desigualdade social, até crescimento econômico e redução do impacto ambiental. Algumas dessas metas são passíveis de serem aplicadas em sua empresa. Por exemplo, o objetivo 6 e 12 propõem estabelecer padrões de produção, consumo sustentável e gestão sustentável da água. Algumas de suas metas estabelecem a redução de desperdícios, seja material orgânico ou inorgânico através de uma boa gestão sustentável, reciclagem e reuso.



As pessoas estão cada vez mais informadas e conscientes que suas próprias ações geram consequências no âmbito ecológico, o que leva a uma mudança de paradigma em suas rotinas. Dessa forma, uma empresa ganha muito destaque caso ela se adeque aos valores sustentáveis de seus clientes, gerando neles fidelidade, e consequentemente, melhora a imagem da organização. Com a atribuição de novos métodos sustentáveis é possível também reduzir os custos de forma significativa. Os principais meios de se adequar a essa demanda são, economizar o uso de água, separação de lixo para reciclagem, utilização de recursos biodegradáveis, minimizar utilização de plásticos, iluminação por LED, reduzir ao máximo desperdícios - afinal desperdícios contam como custos -, viabilidade de fontes de energia elétrica renovável, entre muitos outros. Apesar de cada empresa ter suas particularidades, esses são exemplos genéricos que podem ser aplicáveis em qualquer caso.


Então o que está esperando para se tornar sustentável?



Autor: Bruno Silva Ribeiro


Fontes:

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page