top of page

A importância dos ODS para impactar o mundo

O mundo está em constante mudança. Em meio ao avanço tecnológico sentimos a necessidade de impactar e inovar nas nossas ações. Visto isso, a necessidade de acompanhar todo esse processo e estar sempre seguindo as mudanças está intrínseco no homem. Mas como podemos fazer parte de tamanho crescimento?


Desde 1992, no Rio92, diversos países aliados da ONU se reúnem para discutir sobre o futuro do planeta e traçar um plano de desenvolvimento para o século XXI, a Agenda21. Alguns anos depois, no Rio+20, esses países voltaram a se encontrar, para avaliar o progresso alcançado e trazer os maiores desafios para serem combatidos. As maiores discussões levantadas eram a respeito da erradicação da pobreza, a economia verde e as estruturas institucionais. Afinal, o desenvolvimento sustentável é o que vai ditar o futuro do planeta.


Nesse contexto, em 2015, na sede da ONU em Nova Iorque, foi elaborado os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), constituído por 169 metas para proteger o planeta, diminuir a pobreza e garantir que as pessoas alcancem a paz e prosperem. Tudo isso a ser implantado até 2030.


Para ficar mais claro, os objetivos são considerados os seguintes: Erradicação da Pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes.




Bom, mas de que adianta levantar tantos objetivos se até 2019 nós ainda nos deparamos com tanto caos nos setores social, ambiental e econômico? O que podemos fazer para que nosso trabalho seja impactante e significativo para o desenvolvimento do mundo? Devíamos, portanto, realizar nossas ações pensando justamente na influência que traremos em cada projeto.


Todos nós temos metas e vontade de prosperar, mas quando pensamos que temos que oferecer um serviço conforme os ODS, imagine o quanto podemos apresentar para a nossa comunidade. De pouco em pouco, nós caminhamos para a evolução. Afinal, a mudança devido a globalização e avanço da tecnologia tem crescido em um tempo tão curto, sendo assim, o desenvolvimento sustentável precisa se engrenar já que nós temos mais onze anos para ver uma grande mudança no nosso planeta.


Nesse cenário, você sabe o que o Movimento Empresa Júnior tem feito para impactar a comunidade por meio dos seus serviços? Esse é o propósito do MEJ! É exatamente por isso que valorizamos cada projeto e fazemos cada ação ter o máximo de impacto possível. Mais de 600 empresas juniores trabalham para que possamos vivenciar o Brasil e um mundo mais desenvolvido e sustentável. Por que outra razão estudantes iriam dedicar seu tempo e conhecimento para prestar serviço sem receber nenhum salário? Contratar uma empresa júnior é uma maneira de solucionar os seus desafios visando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.



É incrível como um simples projeto da Solumax pode fazer uma ligação com os ODS e ainda impressionar a empresa que contrata o serviço. “Formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”. Transformar o Brasil não é só uma consequência, é a nossa missão.



Autor: Leonardo Rossi Ferreira da Cunha


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page