top of page

SIM! É possível empreender até com 65 anos!

É muito comum em nossa sociedade vermos novas empresas sendo criadas e lideradas por jovens adultos em busca de um sonho. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae/IBQP (2017) indicou que brasileiros de 25 a 34 anos foram os mais ativos na criação de novos negócios, 30,5% dos brasileiros nesta faixa são proprietários e administram a criação e consolidação de empreendimentos em estágio inicial. Em seguida, aparecem aqueles ainda mais jovens, de 18 a 24 anos. Os menos ativos encontram-se na faixa de 55 a 64 anos.


Mas será mesmo que apenas jovens conseguem ter sucesso na criação de uma empresa? Não! E neste post iremos te apresentar a espetacular história de Harland David Sanders, que aos 65 anos foi fundador da Kentucky Fried Chicken, ou mais conhecida mundialmente como, KFC.


Sua breve história é trágica: Harland nasceu em Henryville, Indiana, EUA em 1980; seu pai morreu quando tinha 5 anos; tinha uma relação tumultuosa com seu padrasto; abandonou a escola e saiu de casa aos 13 anos; se casou aos 18 sendo pai aos 19 anos; foi demitido de vários empregos; fechou alguns empreendimentos que construiu em sua trajetória devido A Grande Depressão; até que pensou em suicídio aos 65 anos.


Harland após uma vida agitada estava prestes a cometer suicídio ao ficar sabendo que sua aposentadoria seria um total de 105 dólares/mês. Foi neste momento que parou e pensou sobre algo que ele fazia de melhor: frango frito. Sua receita especial já ganhava o coração de muitos que comiam devido a seus ingredientes “secretos”.


Sanders então pegou parte de sua aposentadoria, cozinhou a receita de frango frito e saiu em busca pelos Estados Unidos por meses até achar um empresário interessado em investir na franquia de frango frito. Após inúmeras noites dormidas em carros, inúmeros pedidos recusados, e muitas falhas, Harland conseguiu vender seu produto em um restaurante de beira de estrada em South Salt Lake, Utah em 1952.


O crescimento da KFC foi tão agressivo que foi uma das primeiras redes de fast food a expandir internacionalmente, abrindo lojas no Canadá e mais tarde no Reino Unido, México e Jamaica em meados da década de 1960. Harland Sanders, corriqueiramente conhecido como Coronel Sanders, vendeu sua empresa por US$ 2 bilhões de dólares em 1964, aos 73 anos.


Hoje, a empresa contém mais de 22 mil estabelecimentos ao redor do mundo e sua receita em 2013 foi estimada em 23 bilhões de dólares. Agora perguntamos de novo para você: Apenas jovens podem ter sucesso em um novo empreendimento? Não! Quando se existe um planejamento estratégico da sua empresa, ela pode alcançar voos cada vez mais altos. Estabelecer metas, realizar pesquisas de mercado e de concorrentes, definir um modelo de negócio são exemplos que você, sonhador, pode implantar em seu negócio.


>> Confira nossos serviços na área financeira clicando aqui!


Entendemos que este processo pode ser difícil e complicado para se adotar e é por isso que, nós da Solumax Consultoria existimos, para auxiliar a sua empresa a se transformar seguindo um modelo de negócios efetivo, analisando vários cenários de viabilidade e levando em consideração aspectos importantes para a sua decisão, como financeiro, capital humano necessário e o mercado envolvido no processo. Ficou interessado? Entre em contato conosco via e-mail ou Facebook (no botão no canto inferior direito) que iremos buscar os sintomas de possíveis falhas de seu negócio. Ao clicar aqui também terá acesso ao nosso portfólio aqui em nosso site!


Agradecemos sua leitura, e lembre-se: Jamais desista na primeira queda, seja persistente!


Autor: Victor Quinalhia de Oliveira


Fonte:

https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf

https://www.kfc.com/

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page