Estratégias durante a pandemia: divulgue o seu negócio

Com a pandemia do novo coronavirus, foi recomendado o isolamento social como medida preventiva para toda a população. Essa medida afetou radicalmente a economia mundial. O comércio, os restaurantes, os pequenos e grandes empreendimentos, muitas empresas precisaram fechar suas portas por motivos de saúde pública.

Christina Morillo

Ao fechar as portas, os gestores tiveram que pensar em maneiras de se proteger financeiramente para sobreviver a este período. Entretanto, acompanhado com o planejamento monetário, é indispensável continuar e intensificar a divulgação da marca. Afinal, mesmo fechado, o empreendimento continua ali e não pode ser esquecido. Um estudo realizado pela Kantar aponta que investir na marca durante um período de crise pode conceder um crescimento cinco vezes maior em comparação a marcas que não investiram.


Este artigo reúne algumas informações de como agir estrategicamente no campo de marketing durante esse período de crise econômica.



Marketing de oportunidade


Marketing de oportunidade é a definição de aproveitar os acontecimentos do cotidiano para aumentar a visibilidade da marca. Mais do que tudo, esse é o momento ideal para usar esta estratégia, uma vez que o mundo está inserido nesse contexto da crise. Veja: muitas pessoas estão passando por dificuldades econômicas, físicas e mentais. Por isso, o marketing da sua marca precisa demonstrar solidariedade e coerência com o atual cenário do mundo.


Ao mesmo tempo que esse cenário de crise ganha força, a utilização das mídias sociais entraram em alta. Sendo assim, é o momento certo de investir em estratégias digitais, utilizando redes sociais, plataformas de vendas online e de delivery. Aproveite para anunciar a sua marca, conversar com clientes e estruturar uma estratégia que permita que seu negócio tenha as vendas compensadas depois desse período.


Muitas marcas famosas movimentaram seus perfis nas mídias sociais adequando-se ao cenário atual, o que aumentou as interações dos usuários ao verem que a empresa se comoveu com o ocorrido. Esse aproveitamento digital promove uma fixação do produto ou serviço na mente do consumidor.

Não necessariamente o marketing de oportunidade diz respeito à identidade visual. Existem outras formas de se adequar. Quando um restaurante vende um produto e investe parte do seu lucro para ajudar a causa do coronavírus, ele está divulgando a sua marca. Quando um artista promove lives para entreter as pessoas que estão em isolamento, ele está divulgando sua imagem. Essas ações não teriam o mesmo impacto se ocorressem em outro momento.

Um gestor como líder de um empreendimento precisa saber se posicionar diante desses eventos para colher frutos em momentos futuros. Intensifique a divulgação da marca neste período de isolamento social antes da concorrência para atrair e fidelizar maiores fatias de público.



Posicionamento de liderança


Posicionar-se de forma coerente com os acontecimentos atuais é a chave para o bom desenvolvimento da marca. Existem maneiras de decolar o negócio mesmo nesse período, uma vez que as pessoas não deixarão de consumir, apenas vão se preocupar com a segurança e exposição ao se deparar com a jornada de compra. Portanto, quanto mais confiança o gestor souber transmitir acerca do negócio, mais clientes poderão ser fidelizados.


Além disso, é importante ter cuidado com as repercussões negativas enquanto líder, para não comprometer a empresa. O acesso a informações é muito rápido e fácil e da mesma forma que pode alavancar seus projetos, pode comprometer a imagem do gestor e seu empreendimento. A contenção de gastos, cortes orçamentários e preocupação com a solidez financeira deve caminhar paralelamente com projetos que garantam a segurança física e emocional dos colaboradores, consumidores e fornecedores.

Andrea Piacquadio

De maneira estratégica, agora não é o momento de deixar a publicidade da empresa de lado. É necessário demonstrar, através das mídias sociais, comprometimento e solidariedade frente aos desafios vividos diariamente. Essa é uma cobrança que a população impõe às empresas. É esperado que elas atuem de maneira útil e demonstre esforços para enfrentar a situação.



Dedique-se à criatividade e inovação


Para se beneficiar de forma correta da divulgação da sua marca, é necessário fazer uma análise profunda do que se encaixa no perfil do negócio. Dessa forma, a afirmação de que em momentos de crise a criatividade é a arma mais forte que temos se faz verídica.

Uma metodologia que podemos citar para desenvolver soluções criativas é o Design Thinking. Essa metodologia permite organizar ideias combinando o pensamento criativo ao pensamento de negócios, para providenciar soluções mais assertivas.


O Design Thinking é construído pelas seguintes análises:


1. Imersão: Identificar e compreender o problema

Esta etapa consiste em conhecer a origem do problema e os impactos que isto gera dentro da empresa, analisando o ponto de vista de todos os envolvidos, dos colaboradores aos clientes.

Busque por informações sobre as maiores dificuldades dos seus consumidores. Tente entender as circunstâncias e quais as tendências que devem ser consideradas.


Detalhe minuciosamente todos os pontos que corroboram para que o negócio não alcance o desempenho esperado. Como estamos nos referindo a uma situação de crise econômica universal, tente analisar os problemas de maneira mais concentrada, dentro da comunidade que está inserido o empreendimento.


2. Ideação: Pensando em soluções

Depois de identificar o problema, reúna a equipe para realizar um brainstorming. Como o nome já diz, consiste em uma “tempestade de ideias” referentes a soluções para o problema encontrado. Não se apegue ao aspecto prático, apenas pense em respostas que possam agregar valor à jornada de compra do seu cliente.


Nessa etapa, pesquise também as medidas que outras empresas já fizeram e se obtiveram ou não sucesso.


3. Prototipagem: Colocando em prática


Esse é o momento de validar as ideias encontradas. Depois do “emaranhado” de ideias, é preciso examinar o que se encaixa e pode ser viável para solucionar o problema.


A partir disso, crie um protótipo e teste para um público menor, de maneira rápida e barata. Este é um período de validação da ideia, ou seja, não necessariamente esse será um produto ou serviço final a ser vendido.


Conforme for se obtendo uma validação da ideia, o próximo passo é implementar para os consumidores ou fazer as devidas modificações. Entretanto, isso não impede que outras soluções possam ser testadas simultaneamente.



Conclusão


Em síntese, o Marketing de Oportunidade é uma maneira de usufruir dos acontecimentos do cotidiano para divulgar o empreendimento. Usar e abusar das redes sociais agora é uma maneira de potencializar as vendas do negócio futuramente.


Além disso, é importante que o gestor se posicione com coerência em relação às medidas tomadas de precaução e mostrar solidariedade com os consumidores e colaboradores. O posicionamento correto é a chave para a boa repercussão do negócio.


Por fim, este é o momento de buscar soluções alternativas e criativas para atrair o público alvo. O Design Thinking pode ser uma boa metodologia para encontrar possibilidades nunca antes pensadas dentro da empresa.


Autor: Leonardo Rossi


Fontes:

https://factoagencia.wordpress.com/2020/04/23/marketing-de-oportunidade-em-tempos-de-coronavirus/

https://blog.hotmart.com/pt-br/o-que-e-design-thinking/

https://bleez.com.br/blog/marketing-de-oportunidade/

https://factoagencia.wordpress.com/2013/06/10/desing-thinking-desenvolvendo-solucoes-criativas/


Solumax Produção Jr.

Endereço:

Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330 - Bloco P - P103 - Jardim Carvalho, Ponta Grossa - PR

E-mail:

contato@solumaxjr.com

Telefone:

(42) 3220-4899

(42) 9868-8467 

CNPJ: 15.575.983/0001-61

Navegação

Associação civil sem fins lucrativos quem tem como objetivo o aprendizado prático do universitário, elaborando projetos de consultoria em sua área de atuação.

© 2020 por Solumax Produção Júnior

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Black LinkedIn Icon