top of page

Estratégias durante a pandemia: divulgue o seu negócio

Com a pandemia do novo coronavirus, foi recomendado o isolamento social como medida preventiva para toda a população. Essa medida afetou radicalmente a economia mundial. O comércio, os restaurantes, os pequenos e grandes empreendimentos, muitas empresas precisaram fechar suas portas por motivos de saúde pública.

Ao fechar as portas, os gestores tiveram que pensar em maneiras de se proteger financeiramente para sobreviver a este período. Entretanto, acompanhado com o planejamento monetário, é indispensável continuar e intensificar a divulgação da marca. Afinal, mesmo fechado, o empreendimento continua ali e não pode ser esquecido. Um estudo realizado pela Kantar aponta que investir na marca durante um período de crise pode conceder um crescimento cinco vezes maior em comparação a marcas que não investiram.


Este artigo reúne algumas informações de como agir estrategicamente no campo de marketing durante esse período de crise econômica.



Marketing de oportunidade


Marketing de oportunidade é a definição de aproveitar os acontecimentos do cotidiano para aumentar a visibilidade da marca. Mais do que tudo, esse é o momento ideal para usar esta estratégia, uma vez que o mundo está inserido nesse contexto da crise. Veja: muitas pessoas estão passando por dificuldades econômicas, físicas e mentais. Por isso, o marketing da sua marca precisa demonstrar solidariedade e coerência com o atual cenário do mundo.


Ao mesmo tempo que esse cenário de crise ganha força, a utilização das mídias sociais entraram em alta. Sendo assim, é o momento certo de investir em estratégias digitais, utilizando redes sociais, plataformas de vendas online e de delivery. Aproveite para anunciar a sua marca, conversar com clientes e estruturar uma estratégia que permita que seu negócio tenha as vendas compensadas depois desse período.


Muitas marcas famosas movimentaram seus perfis nas mídias sociais adequando-se ao cenário atual, o que aumentou as interações dos usuários ao verem que a empresa se comoveu com o ocorrido. Esse aproveitamento digital promove uma fixação do produto ou serviço na mente do consumidor.

Não necessariamente o marketing de oportunidade diz respeito à identidade visual. Existem outras formas de se adequar. Quando um restaurante vende um produto e investe parte do seu lucro para ajudar a causa do coronavírus, ele está divulgando a sua marca. Quando um artista promove lives para entreter as pessoas que estão em isolamento, ele está divulgando sua imagem. Essas ações não teriam o mesmo impacto se ocorressem em outro momento.

Um gestor como líder de um empreendimento precisa saber se posicionar diante desses eventos para colher frutos em momentos futuros. Intensifique a divulgação da marca neste período de isolamento social antes da concorrência para atrair e fidelizar maiores fatias de público.



Posicionamento de liderança


Posicionar-se de forma coerente com os acontecimentos atuais é a chave para o bom desenvolvimento da marca. Existem maneiras de decolar o negócio mesmo nesse período, uma vez que as pessoas não deixarão de consumir, apenas vão se preocupar com a segurança e exposição ao se deparar com a jornada de compra. Portanto, quanto mais confiança o gestor souber transmitir acerca do negócio, mais clientes poderão ser fidelizados.


Além disso, é importante ter cuidado com as repercussões negativas enquanto líder, para não comprometer a empresa. O acesso a informações é muito rápido e fácil e da mesma forma que pode alavancar seus projetos, pode comprometer a imagem do gestor e seu empreendimento. A contenção de gastos, cortes orçamentários e preocupação com a solidez financeira deve caminhar paralelamente com projetos que garantam a segurança física e emocional dos colaboradores, consumidores e fornecedores.

De maneira estratégica, agora não é o momento de deixar a publicidade da empresa de lado. É necessário demonstrar, através das mídias sociais, comprometimento e solidariedade frente aos desafios vividos diariamente. Essa é uma cobrança que a população impõe às empresas. É esperado que elas atuem de maneira útil e demonstre esforços para enfrentar a situação.



Dedique-se à criatividade e inovação


Para se beneficiar de forma correta da divulgação da sua marca, é necessário fazer uma análise profunda do que se encaixa no perfil do negócio. Dessa forma, a afirmação de que em momentos de crise a criatividade é a arma mais forte que temos se faz verídica.

Uma metodologia que podemos citar para desenvolver soluções criativas é o Design Thinking. Essa metodologia permite organizar ideias combinando o pensamento criativo ao pensamento de negócios, para providenciar soluções mais assertivas.


O Design Thinking é construído pelas seguintes análises:


1. Imersão: Identificar e compreender o problema

Esta etapa consiste em conhecer a origem do problema e os impactos que isto gera dentro da empresa, analisando o ponto de vista de todos os envolvidos, dos colaboradores aos clientes.

Busque por informações sobre as maiores dificuldades dos seus consumidores. Tente entender as circunstâncias e quais as tendências que devem ser consideradas.


Detalhe minuciosamente todos os pontos que corroboram para que o negócio não alcance o desempenho esperado. Como estamos nos referindo a uma situação de crise econômica universal, tente analisar os problemas de maneira mais concentrada, dentro da comunidade que está inserido o empreendimento.


2. Ideação: Pensando em soluções

Depois de identificar o problema, reúna a equipe para realizar um brainstorming. Como o nome já diz, consiste em uma “tempestade de ideias” referentes a soluções para o problema encontrado. Não se apegue ao aspecto prático, apenas pense em respostas que possam agregar valor à jornada de compra do seu cliente.


Nessa etapa, pesquise também as medidas que outras empresas já fizeram e se obtiveram ou não sucesso.


3. Prototipagem: Colocando em prática


Esse é o momento de validar as ideias encontradas. Depois do “emaranhado” de ideias, é preciso examinar o que se encaixa e pode ser viável para solucionar o problema.


A partir disso, crie um protótipo e teste para um público menor, de maneira rápida e barata. Este é um período de validação da ideia, ou seja, não necessariamente esse será um produto ou serviço final a ser vendido.


Conforme for se obtendo uma validação da ideia, o próximo passo é implementar para os consumidores ou fazer as devidas modificações. Entretanto, isso não impede que outras soluções possam ser testadas simultaneamente.



Conclusão


Em síntese, o Marketing de Oportunidade é uma maneira de usufruir dos acontecimentos do cotidiano para divulgar o empreendimento. Usar e abusar das redes sociais agora é uma maneira de potencializar as vendas do negócio futuramente.


Além disso, é importante que o gestor se posicione com coerência em relação às medidas tomadas de precaução e mostrar solidariedade com os consumidores e colaboradores. O posicionamento correto é a chave para a boa repercussão do negócio.


Por fim, este é o momento de buscar soluções alternativas e criativas para atrair o público alvo. O Design Thinking pode ser uma boa metodologia para encontrar possibilidades nunca antes pensadas dentro da empresa.


Autor: Leonardo Rossi


Fontes:


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page