Como planejar seu serviço de delivery

Conheça orientações para você adotar ou melhorar essa ferramenta em seus negócios.


Com a necessidade de manter distância e evitar aglomerações, a sobrevivência de pequenos negócios como restaurantes, academias entre outros estabelecimentos está sendo ameaçada.


O que os empresários mais têm ouvido falar nessas últimas semanas é que suas empresas precisam se reinventar, serem criativas, mudar seu método de gerar caixa e que, se possível, aderir ao serviço de entregas.


A Solumax Produção Júnior reuniu algumas informações para que micro e pequenas empresas possam montar seus sistemas de delivery nessa crise do COVID-19.

Brett Jordan


Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as empresas devem prestar atenção nos pontos a seguir.


ORGANIZAÇÃO

Antes de implementar o serviço de entregas, avalie primeiro como o serviço de delivery poderá ser usado de forma estratégica em seu negócio.


1. Planejamento

Estude se a entrega agregará valor ao seu produto. Faça as seguinte perguntas: “Quais produtos que minha empresa oferece ganharão vantagem ao serem transportados até o cliente?”, “Quanto custará a implementação dessa ferramenta?”.


Tenha em mente que nem todos os seus produtos precisam entrar para o delivery. Anuncie apenas os principais. Certifique-se, se necessário, que estes suportem o tempo de transporte e que cheguem com a qualidade que o cliente espera.


2. Automação com Aplicativos

Simplifique e agilize suas operações com diversos aplicativos como iFood, Rappi e Uber Eats. Eles têm grande potencial de baratear e dar mais alcance para a sua empresa ao oferecer:

Agilidade com a logística de entregas, deixando a sua entrega mais rápida e consequentemente aumentando a satisfação dos seus clientes;

Expansão da área de cobertura da sua marca, possibilitando alcançar mais clientes com a divulgação do seu negócio dentro do aplicativo;

Maior facilidade com o gerenciamento do seu negócio.


Contudo, não se esqueça de analisar também as desvantagens de cada aplicativo. Por exemplo algumas dificuldades que poderão ser encontradas:


Maior Custo: Ao contratar esse tipo de serviço você está ciente de que seus pedidos serão taxados por uma comissão. E para resolver isso uma das estratégias que pode ser adotada é a de cobrir a comissão para novos clientes, mas não sobre clientes que já estão fidelizados pelo seu negócio.


Dependência do Aplicativo: Se o seu restaurante, bar ou lanchonete estiver se sustentando devido o aplicativo é hora de repensar na sua estratégia. A qualquer momento seu ranqueamento poderá cair e suas vendas serem prejudicadas. Siga a recomendação de quem teve sucesso, use o aplicativo como captador de novos clientes e se possível os fidelize em seu próprio site ou plataforma.


Contratos de Exclusividade: Ao assinar um contrato de exclusividade com o iFood por exemplo você terá vantagens como renegociação de taxas e uma maior atenção no aplicativo, em contra partida ficará impossibilitado de aderir a outros aplicativos concorrentes.


Outra solução viável é a utilização de redes sociais como Facebook e WhatsApp Business para atender o cliente de forma mais prática.


3. Área de Entrega e Taxas

Estude quais áreas de atendimento da cidade são viáveis para a sua empresa suportar o atendimento. Tenha em mente que quanto mais longe, maior é a taxa de entrega e menor é o custo benefício do seu produto. Verifique se haverá a necessidade de terceirizar o serviço de entrega.


Uma dica boa também é oferecer serviços de entrega em horários não comerciais, podendo ser vantajoso para aqueles clientes que precisam resolver questões à noite. Contudo, não se esqueça que isso pode trazer custos adicionais à empresa.


4. Se Estruture

Evite preocupações com a falta de materiais, mão de obra e equipamentos. Se prepare da melhor maneira para atender a demanda de acordo com o seu cardápio.


5. Cumpra os Prazos

Não é de agora que a rapidez na entrega é um fator relevante e decisivo para a fidelização do cliente. Estabeleça tempos de entrega possíveis de serem atingidos. Muitos clientes deixarão de realizar compras em lugares com tempo de entrega muito elevado.


6. Seja mais cuidadoso com a higiene

Reforce a segurança e a qualidade do seu produto ou serviço. Em momentos como esse, a rigidez na limpeza do ambiente e os cuidado na confecção do seu produto devem ser redobrados. Instrua aos entregadores que estes tenham o menor contato possível com o cliente, que utilizem máscaras e álcool em gel a cada entrega e que façam a higienização da máquina de cartão.


7. Disponibilize outras formas de pagamento

Além de oferecer formas de pagamento que necessitem do menor contato possível como cartão de crédito e débito, disponibilize também outros tipos de pagamentos que não envolvam dinheiro como transferências bancárias e aplicativos mobile como PicPay, entre outros.


8. Estude os concorrentes

Conhecê-los é tão importante quanto conhecer seu público alvo. Isso fará com que você tenha uma visão mais ampla sobre suas próprias possibilidades. Com o conhecimento do terreno, suas estratégias terão potencial de sucesso maior. Navegue pelas redes sociais e entenda como os seus concorrentes estão lidando com a crise.


9. Ouça seu cliente

Faça dele seu maior diferencial. Peça feedbacks sobre o que ele achou do seu produto, se o produto chegou no prazo, se atingiu suas expectativas e peça sugestões de melhoria.



DIVULGAÇÃO

A divulgação do seu negócio tem o potencial de fazer com que sua empresa seja ou não um sucesso.


Prateek Katyal


"Mesmo que haja qualidade nas entregas e valores justos, se ninguém conhece o seu sistema de entregas a inovação pode acabar não servindo para muita coisa. Um caminho é divulgá-los nas redes sociais, buscadores e reprodutores de conteúdos espalhados em diferentes links e acessados por diferentes perfis de pessoas.” explica Ana Teresa, gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae.

1. Use e Abuse de Redes Sociais

Aposte em redes sociais de grande alcance como Facebook e Instagram para mostrar os diversos produtos ou serviços que sua empresa oferece. Caso sua empresa ainda não utiliza desses meios, essa é a hora de começar.


2. Tenha uma comunicação simples e clara

Facilite as coisas para que o cliente encontre sua marca e entre em contato. Escolha uma comunicação de fácil acesso, orientando os horários de atendimento e métodos de pagamento da sua empresa.


3. Ofereça promoções com base nos seus clientes

Com a ajuda de informações e do acompanhamento do sistema do seu delivery fica mais fácil identificar características entre seus clientes e direcionar vantagens que sejam mais valorizadas pelo consumidor.

  • Dependendo da plataforma escolhida, selos promocionais poderão ser oferecidos;

  • Cartões de fidelização que dão direito a um desconto, brinde ou unidade grátis;

  • Cartões oferecidos pela empresa oferecendo ao cliente compras com descontos maiores e mais parcelas sem juros.

  • Em alguns aplicativos, existem lojas que oferecem entrega gratuita.


4. Acompanhe suas vendas Faça relatórios de acompanhamentos constantes do seu delivery. Utilize de outras ferramentas como o Fluxo de Caixa, que representa a movimentação financeira, considerando entradas e saídas do caixa de uma empresa, ou seja, o que você recebe e paga para seu negócio estar em funcionamento.


Conclusão

Com um bom planejamento, estudo das possibilidades e de paciência acreditamos que tudo irá melhorar, assim como a apreensão que estamos passando. Seguindo as dicas aqui citadas, os danos da crise com certeza serão amenizados e as consequências da pandemia reduzidas.

Ainda ficou alguma dúvida? Entre em contato em nossas redes sociais.


Autor: George Czelusniak


Fonte: Sebrae


Solumax Produção Jr.

Endereço:

Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330 - Bloco P - P103 - Jardim Carvalho, Ponta Grossa - PR

E-mail:

contato@solumaxjr.com

Telefone:

(42) 3220-4899

(42) 9868-8467 

CNPJ: 15.575.983/0001-61

Navegação

Associação civil sem fins lucrativos quem tem como objetivo o aprendizado prático do universitário, elaborando projetos de consultoria em sua área de atuação.

© 2020 por Solumax Produção Júnior

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Black LinkedIn Icon