Sua casa é seu negócio: empresas familiares e o COVID-19

Este texto conta com hiperlinks para a nossa página Soluatendimento. Uma maneira de podermos oferecer nosso serviço de consultoria GRATUITAMENTE aos empreendedores durante a crise do novo coronavírus.


Segundo o IBGE em 2004, 98% das empresas brasileiras eram micro e pequenas empresas (MPE). Levando em consideração que as medidas governamentais tomadas para a prevenção do novo coronavírus tiveram impacto direto nessas empresas, nós tentamos atender a esses empreendedores com algumas dicas de atividades que podem ser realizadas em casa (por homeoffice) ou do próprio estabelecimento de portas fechadas, para ajudar este nicho a sobreviver à crise do Covid-19 e ter poder competitivo para quando a quarentena acabar.


Se você é um desses empresários que, por conta do isolamento, teve que fechar as portas do seu estabelecimento, faça deste momento, uma etapa de construção.


Algumas dicas podem parecer subjetivas, no entanto não deixe de as executar. Elas são as mais difíceis de se colocar em prática, mas essas os ajudarão a entender o mundo após a crise para preparar seu negócio a este novo cenário.


1 - Organize a casa:


Organize seu estoque, faça o controle das mercadorias, organize sua empresa, faça tudo o que tinha vontade de fazer com o seu ambiente, mas por conta da correria do dia a dia, não tinha tempo de realizar.


Aqui recomendamos a utilização da ferramenta kaizen e a estruturação de manuais e planos para execução de um 5s na empresas.


PODEMOS AJUDÁ-LO A APLICAR O KAIZEN E O 5S.



2 - Crie cenários financeiros:


Aqui você irá tirar uma “fotografia” da situação financeira atual da sua empresa, isto é, uma análise da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e do fluxo de caixa, e formular cenários: Otimistas, Realistas e Pessimistas, para entender quais medidas deve buscar de acordo com o quanto a crise se estender. A recomendação é que aplique metodologias de engenharia econômica.


PODEMOS AJUDÁ-LO A APLICAR O ENGENHARIA ECONÔMICA.


3 - Conheça todas as políticas governamentais durante o covid-19:


Façam um levantamento de tais medidas, avalie quais podem trazer benefícios para o seu negócio, liste as ações que você deve tomar para ser contemplado e sempre mantenha-se atualizado, pois a cada dia podem haver mudanças que podem afetar seu negócio.


PODEMOS AJUDÁ-LO A TRAÇAR UM PLANO PARA CONSEGUIR OS BENEFÍCIOS DO GOVERNO.


4 - Encontre o Banco certo para você:


Neste momento, juros em créditos e parcelamentos de contas não é o que você precisa. Mapeie os benefícios que os bancos brasileiros estão disponibilizando para os empresários, faça cenários para a adoção de cada um desses bancos e encontre o mais vantajoso para o seu negócio. Aqui também indicamos a utilização de metodologias como a Pesquisa de Mercado e a Engenharia Econômica.


PODEMOS AJUDÁ-LO A APLICAR A ENGENHARIA ECONÔMICA E A PESQUISA DE MERCADO.


5 - Delivery e condicional:


Crie intimidade com seus clientes de forma virtual, descubra qual rede social eles mais utilizam, por meio de uma breve pesquisa de mercado, e leve seus produtos e serviços até eles, empresas de varejo podem trabalhar com catálogos e condicional de produtos. Mas lembre-se, a saúde de seus clientes e funcionários sempre está em primeiro lugar, então tome todas as medidas preventivas no transporte destas mercadorias.


Sugerimos a leitura do nosso artigo: "Como planejar o seu serviço de Delivery" para se aprofundar mais no assunto.


6- Crie uma linha do tempo do acontecimentos mais importantes:


A necessidade de informação tornou-se indispensável para o seu negócio. Se antes você não precisava entender de economia, ou nunca tinha buscado conhecer seus clientes, essa é a hora.


Nesta etapa, você como líder de seu negócio, precisa compreender de forma equilibrada o que está se passando no mundo, no país, no seu estado e em sua cidade, de forma imparcial, ou seja, sem atribuir suas opiniões pessoais sobre as medidas que estão sendo tomadas, mas entendendo a influência disso em seu negócio. Aqui também se faz necessário um bom relacionamento com o cliente, sendo indispensável uma boa gestão das redes sociais de sua empresa.


Então diariamente anote uma notícia que acredita ter uma repercussão em seu negócio, ao final da semana levante os impactos positivos e negativos dessas notícias e trace um plano para enfrentar tais acontecimentos, usando-os a seu favor ou contornando-os.


Para auxiliá-lo nessa tarefa, conhecimentos como a Gestão de Inovação e aplicação de planos de ação são de grande importância.


PODEMOS AJUDÁ-LO A CRIAR UM PLANO DE AÇÃO.


7- Verifique se sua resposta está equilibrada nessas sete dimensões:


• Comunicações: os funcionários provavelmente serão expostos a informações conflitantes e sentirão ansiosos ou confusos sobre o melhor curso de ação. Certifique-se de comunicar as políticas da empresa de maneira rápida, clara e equilibrada. Além disso, faça o repasse das informações de maneira contextual e explique o raciocínio por trás das políticas para que os funcionários possam aprofundar seu próprio entendimento e também tomar iniciativas em situações imprevistas.


• Necessidades dos funcionários: O isolamento criará a necessidade dos funcionários ao acesso à educação, saúde, provisões diárias e afins. Muitas dessas necessidades serão específicas localmente e de pessoa para pessoa.


• Viagem: Verifique se as políticas de viagem são claras em termos de onde os funcionários podem viajar, para que razões, quais autorizações são necessárias e quando a política será revisada.


• Trabalho remoto: Seja claro sobre suas políticas - onde elas se aplicam, como irão funcionar e quando serão aplicadas e revistas.


• Estabilização da cadeia de suprimentos: Tente estabilizar as cadeias de suprimentos usando estoques de segurança, fontes alternativas e trabalhando com fornecedores para solucionar gargalos e negociar pagamentos.


• Rastreamento e previsão de negócios: É provável que a crise crie "interrupções imprevisíveis". Implemente ciclos de relatórios rápidos para que você possa entender como seus negócios estão sendo afetados, onde a mitigação é necessária e quão rápido as operações estão se recuperando. Uma crise não implica imunidade ao gerenciamento de desempenho.


• Ser parte da solução mais ampla: Como cidadão corporativo, você deve apoiar outras pessoas em sua cadeia de suprimento, indústria, comunidade e governo local. Considere como sua empresa pode contribuir, seja nos serviços de saúde, comunicação, alimentação ou outro domínio. Concentre-se na interseção entre necessidades sociais agudas e suas capacidades específicas - em outras palavras, viva seu propósito, a missão da sua empresa.


PODEMOS AJUDÁ-LO A APLICAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SEU NEGÓCIO.


8- Use os princípios de resiliência no desenvolvimento de políticas


A eficiência reina em um mundo estável, sem surpresas, e essa mentalidade é geralmente dominante em grandes corporações. Mas o objetivo principal no gerenciamento de desafios dinâmicos e imprevisíveis é a resiliência - a capacidade de sobreviver e prosperar através de eventos imprevisíveis, mutáveis ​​e potencialmente desfavoráveis.


9- Prepare-se para um mundo mudado


Devemos esperar que a crise do Covid-19 mude nossos negócios e a sociedade de maneiras importantes. Ela está alimentando áreas como compras on-line, educação on-line e investimentos em saúde pública, por exemplo. Também é provável que mude como as empresas configuram suas cadeias de suprimentos e reforce a tendência de afastar-se da dependência de poucas mega-fábricas. O mais importante nesses períodos de crise é considerar as mudanças geradas, aprender com elas e projetar como elas impactam em seus planos e Modelos de Negócio.


PODEMOS AJUDÁ-LO A FAZER O ESTUDO DA VIABILIDADE DE NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO.


Autor: Julia Eunice


Fontes:


BEDÊ, Marco Aurélio et al. Onde estão as micro e pequenas empresas no Brasil. São Paulo: SEBRAE, 2006.


REEVES, Martin; LANG, Nikolaus; CARLSSON-SZLEZAK, Philipp. Lead Your Business Through the Coronavirus Crisis. Harvard Business Review, 2020.


Solumax Produção Jr.

Endereço:

Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330 - Bloco P - P103 - Jardim Carvalho, Ponta Grossa - PR

E-mail:

contato@solumaxjr.com

Telefone:

(42) 3220-4899

(42) 9868-8467 

CNPJ: 15.575.983/0001-61

Navegação

Associação civil sem fins lucrativos quem tem como objetivo o aprendizado prático do universitário, elaborando projetos de consultoria em sua área de atuação.

© 2020 por Solumax Produção Júnior

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Black LinkedIn Icon