Programa 5S: os sensos que você precisa para melhorar o ambiente de trabalho

O programa 5s é normalmente referenciado como uma técnica de limpeza e organização do meio empresarial, entretanto sua importância vai muito além disso. Trata-se de uma abordagem integrada para redução de custos, melhoria da produtividade, cultura da empresa, qualidade, segurança e moral da empresa como todo.





Como surgiu?


O programa foi desenvolvido no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de auxiliar na reconstrução do país, onde o setor automobilístico se encontrava em mudanças que necessitavam o máximo que a otimização permitia. Foi então que Taiichi Ohno, uns dos principais criadores do Sistema Toyota, observou que as ferramentas eram desenvolvidas e implementadas, porém, funcionavam por um curto período de tempo e logo depois a eficiência voltava a cair próxima ao estágio anterior, ou seja, as melhorias não se mantinham.


Conceitos


A partir desse desafio encontrado, foram desenvolvidos os sensos ou princípios do programa 5s que são: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. A partir de diversas implementações, pode-se constatar os benefícios trazidos pela execução do programa, que são divididos em: diretos e indiretos. Os benefícios “diretos” são obtidos no momento da implementação, enquanto os “indiretos” são os que são obtidos através da mudança cultural ao longo dos tempos.


No programa 5s temos 5 sensos e o significado de cada um é descrito a seguir:


  • Seiri ou Senso de utilização: Se refere a evitar o que for desnecessário. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo ou desnecessário, deixando para outros que possam fazer uso dele ou simplesmente descartando.

  • Seiton ou Senso de ordenação: Significa deixar tudo em ordem. É literalmente arrumar tudo, deixar as coisas organizadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.

  • Seiso ou Senso de Limpeza: Significa manter limpo. Agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter as coisas como estão e não apenas por um curto período.

  • Seiketsu ou Saúde e Higiene: Significa zelar pela saúde e higiene. Não adianta nada mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também.

  • Shitsuke ou Senso de autodisciplina: Disciplina. Este conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados a seguir em normas. Ele se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.

Devemos implementar, manter e melhorar o nosso 5s para podermos aumentar nossa capacidade competitiva, assim como implementar controles de gestão e ferramentas que contribuam com a produtividade de nossa organização. É Importante ressaltar que o 5s não é o fim, mas sim início para uma jornada rumo à melhoria contínua.


Fonte: "5S muito além da limpeza e organização" - Rubilar Toniazzo


Autora: Karoline Aquino

Solumax Produção Jr.

Endereço:

Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330 - Bloco P - P103 - Jardim Carvalho, Ponta Grossa - PR

E-mail:

contato@solumaxjr.com

Telefone:

(42) 3220-4899

(42) 9868-8467 

CNPJ: 15.575.983/0001-61

Navegação

Associação civil sem fins lucrativos quem tem como objetivo o aprendizado prático do universitário, elaborando projetos de consultoria em sua área de atuação.

© 2020 por Solumax Produção Júnior

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Black LinkedIn Icon