Pequenos negócios: Como e porque utilizar a metodologia OKR

OKR é uma famosa metodologia utilizada por inúmeras gigantes do Vale do Silício e que pode facilmente ser empregada em pequenas e médias empresas. Se essas empresas de sucesso a utilizam, porque você não deveria se beneficiar desses Objectives and Key Results e começar a simplificar e orientar ações para alcançar os objetivos da sua pequena empresa?



O que é OKR

O OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave) é uma metodologia criada pela Intel e pela Google em meados de 1990 com o objetivo de simplificar a definição de metas e objetivos de uma empresa.


É o modelo pelo qual alguns afirmam ser o responsável pelo crescimento astronômico da Google devido a sua efetividade de mensurar objetivos e monitorar resultados.



Pequenas e Médias empresas

Você talvez esteja se perguntando: Ok, legal, a Google e a Intel realmente conseguiram evoluir muito. Mas o que fazer se eu tenho apenas uma pequena empresa e quero adotar essa metodologia?


Simples! A Google não tinha milhares de funcionários como hoje. Naquela época era formada por cerca de 40 pessoas, comprovando assim que a metodologia pode ser empregada tanto por pequenas e médias empresas quanto por grandes corporações.



Benefícios do OKR

Os benefícios do OKR são inúmeros na resolução de problemas de gestão de empresas.

Assim como acontece com a maioria dos empreendimentos, seus objetivos são: crescer, transmitir a cultura e alcançar objetivos. Para que isso ocorra é necessário que haja equipes motivadas e com foco em resultados. Contudo, não tem sido fácil para os gestores que vem enfrentando diversos desafios com um número cada vez maior de atividades a serem realizadas e em um menor período de tempo.


Para solucionar isso, aqui vai alguns dos motivos para implementar esse metodologia:

  • Alinhamento: os OKRs inspiram e promovem a união da equipe em direção a um objetivo em comum, pois o 'Objetivo' de cada OKR representa uma visão grandiosa de onde a equipe está mirando. Idealmente, os objetivos mais altos do OKR devem ser relacionados a missão e valores da empresa.

  • Facilidade: a simplicidade e a praticidade de se implementar a metodologia resulta positivamente nos resultados, sendo facilmente adaptável a cada tipo de empresa.

  • Aceleram o crescimento: OKRs bem planejadas inspiram a equipe a alcançar maiores objetivos do que eles anteriormente pensavam ser possíveis. A ideia de definir objetivos desafiadores para acelerar o crescimento não serve simplesmente para levar os membros além de seus limites, mas sim para, principalmente em pequenas empresas, serem inspiradoras.

  • Ciclo de aprendizado: ao término de cada ciclo há um levantamento de justificativas para aqueles objetivos não alcançados, servindo como aprendizado para todos os envolvidos.




Como funciona a metodologia OKR

A metodologia (Objectives and Key Results) se divide em dois segmentos:

  • Objetivo (O): O que eu preciso alcançar?

  • Resultados-chave (KR): Metas que servirão para te orientar a entender se está no caminho certo.

O objetivo é qualitativo e os resultados-chave, que na maioria são entre 2 a 5 para cada objetivo, são qualitativos. Geralmente os OKRs são definidos em ciclos de 3 meses.


Alguns exemplos:


Objetivo 1: Se tornar autoridade no nicho de restaurantes;

  • KR 1: alcançar 6 mil seguidores no Instagram;

  • KR 2: aumentar em 20% o número de novos clientes vindos por canais digitais;

  • KR 3: ranquear em 1º lugar no Google na procura por restaurantes na cidade.

Objetivo 2: Superar o número de vendas do ciclo anterior;

  • KR 1: acelerar o período de negociação em 30%;

  • KR 2: prospectar em mais dois diferentes nichos;

  • KR 3: entrar em contato com 20 possíveis clientes.

Objetivo 3: Oferecer uma experiência única ao cliente.

  • KR 1: oferecer cupons de desconto na 3ª compra;

  • KR 2: reduzir em 50% o tempo de resposta ao cliente;

  • KR 3: atingir nota 4,5 na média de satisfação do cliente (NPS);

  • KR 4: reduzir as reclamações do usuário em 10%.

Ao decorrer do ciclo definido para a realização das atividades é recomendado que a equipe faça check-ins semanais para monitorar os resultados e iniciativas.

Término do ciclo

E no final do ciclo, você pode fazer uma breve retrospectiva das lições aprendidas. Por exemplo: A maneira mais simples de se conduzir uma retrospectiva é usando o formato continuar-parar-começar. Neste modelo é necessário que cada membro do time identifique coisas específicas como: O que deu certo / O que não deu certo / O que poderíamos mudar.



Como aplicar a metodologia OKR

Não pense que apenas definir alguns objetivos e resultados-chave é o suficiente para garantir bons resultados na sua empresa.

Faça um plano e comunique

Está pensando em usar o OKR? Se sim, a primeira coisa a se fazer é se certificar que todos os membros da equipe saibam o que a metodologia OKR é, porquê é importante e o que será esperado deles. Enfatize de que maneira a sua organização e como cada membro irá se beneficiar do OKR.


Aqui vai alguns passos do que fazer:

  1. Use números — faça resultados-chave mensuráveis, você precisa ser capaz de dizer objetivamente se alcançou ou não aquele resultado. "Eu vou melhorar a prospecção" é um objetivo errado por ser subjetivo e impossível de avaliar.

  2. Defina limites — elabore no máximo 5 objetivos com o máximo de 4 resultados-chave para cada. Não será saudável definir muito mais do que isso em um ciclo de um mês ou um trimestre.

  3. Esteja incerto — não defina objetivos que claramente você conseguirá entregar. Se você tem certeza de que vai conseguir, você não estará pensando "grande" o suficiente.

  4. O time todo participa — os objetivos não devem ser definidos somente pela liderança. Apenas cerca de 40% dos OKRs são definidos por eles, o restante é estabelecido pela equipe, garantindo a visão de todos.

  5. Transparência — todos devem compartilhar dos membros objetivos e aspirações, e para isso é importante que os OKRs estejam à vista de todos os membros.


Referências

https://toggl.com/blog/how-to-bring-okrs-to-your-small-team

https://gtmhub.com/blog/getting-started-with-okrs-for-small-businesses/

https://coblue.com.br/blog/metodologia-okr-e-seus-beneficios-motivadores/

https://rockcontent.com/br/blog/okr/

https://blog.quintessa.org.br/como-e-por-que-utilizar-o-okr-planejamento-estrategico/


0 comentário

Solumax Produção Jr.

Endereço:

Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330 - Bloco P - P103 - Jardim Carvalho, Ponta Grossa - PR

E-mail:

contato@solumaxjr.com

Telefone:

(42) 3220-4899

(42) 9868-8467 

CNPJ: 15.575.983/0001-61

Navegação

Associação civil sem fins lucrativos quem tem como objetivo o aprendizado prático do universitário, elaborando projetos de consultoria em sua área de atuação.

© 2020 por Solumax Produção Júnior

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Black LinkedIn Icon