OKR é uma famosa metodologia utilizada por inúmeras gigantes do Vale do Silício e que pode facilmente ser empregada em pequenas e médias empresas. Se essas empresas de sucesso a utilizam, porque você não deveria se beneficiar desses Objectives and Key Results e começar a simplificar e orientar ações para alcançar os objetivos da sua pequena empresa?
O que é OKR
O OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave) é uma metodologia criada pela Intel e pela Google em meados de 1990 com o objetivo de simplificar a definição de metas e objetivos de uma empresa.
É o modelo pelo qual alguns afirmam ser o responsável pelo crescimento astronômico da Google devido a sua efetividade de mensurar objetivos e monitorar resultados.
Pequenas e Médias empresas
Você talvez esteja se perguntando: Ok, legal, a Google e a Intel realmente conseguiram evoluir muito. Mas o que fazer se eu tenho apenas uma pequena empresa e quero adotar essa metodologia?
Simples! A Google não tinha milhares de funcionários como hoje. Naquela época era formada por cerca de 40 pessoas, comprovando assim que a metodologia pode ser empregada tanto por pequenas e médias empresas quanto por grandes corporações.
Benefícios do OKR
Os benefícios do OKR são inúmeros na resolução de problemas de gestão de empresas.
Assim como acontece com a maioria dos empreendimentos, seus objetivos são: crescer, transmitir a cultura e alcançar objetivos. Para que isso ocorra é necessário que haja equipes motivadas e com foco em resultados. Contudo, não tem sido fácil para os gestores que vem enfrentando diversos desafios com um número cada vez maior de atividades a serem realizadas e em um menor período de tempo.
Para solucionar isso, aqui vai alguns dos motivos para implementar esse metodologia:
Alinhamento: os OKRs inspiram e promovem a união da equipe em direção a um objetivo em comum, pois o 'Objetivo' de cada OKR representa uma visão grandiosa de onde a equipe está mirando. Idealmente, os objetivos mais altos do OKR devem ser relacionados a missão e valores da empresa.
Facilidade: a simplicidade e a praticidade de se implementar a metodologia resulta positivamente nos resultados, sendo facilmente adaptável a cada tipo de empresa.
Aceleram o crescimento: OKRs bem planejadas inspiram a equipe a alcançar maiores objetivos do que eles anteriormente pensavam ser possíveis. A ideia de definir objetivos desafiadores para acelerar o crescimento não serve simplesmente para levar os membros além de seus limites, mas sim para, principalmente em pequenas empresas, serem inspiradoras.
Ciclo de aprendizado: ao término de cada ciclo há um levantamento de justificativas para aqueles objetivos não alcançados, servindo como aprendizado para todos os envolvidos.
Como funciona a metodologia OKR
A metodologia (Objectives and Key Results) se divide em dois segmentos:
Objetivo (O): O que eu preciso alcançar?
Resultados-chave (KR): Metas que servirão para te orientar a entender se está no caminho certo.
O objetivo é qualitativo e os resultados-chave, que na maioria são entre 2 a 5 para cada objetivo, são qualitativos. Geralmente os OKRs são definidos em ciclos de 3 meses.
Alguns exemplos:
Objetivo 1: Se tornar autoridade no nicho de restaurantes;
KR 1: alcançar 6 mil seguidores no Instagram;
KR 2: aumentar em 20% o número de novos clientes vindos por canais digitais;
KR 3: ranquear em 1º lugar no Google na procura por restaurantes na cidade.
Objetivo 2: Superar o número de vendas do ciclo anterior;
KR 1: acelerar o período de negociação em 30%;
KR 2: prospectar em mais dois diferentes nichos;
KR 3: entrar em contato com 20 possíveis clientes.
Objetivo 3: Oferecer uma experiência única ao cliente.
KR 1: oferecer cupons de desconto na 3ª compra;
KR 2: reduzir em 50% o tempo de resposta ao cliente;
KR 3: atingir nota 4,5 na média de satisfação do cliente (NPS);
KR 4: reduzir as reclamações do usuário em 10%.
Ao decorrer do ciclo definido para a realização das atividades é recomendado que a equipe faça check-ins semanais para monitorar os resultados e iniciativas.
Término do ciclo
E no final do ciclo, você pode fazer uma breve retrospectiva das lições aprendidas. Por exemplo: A maneira mais simples de se conduzir uma retrospectiva é usando o formato continuar-parar-começar. Neste modelo é necessário que cada membro do time identifique coisas específicas como: O que deu certo / O que não deu certo / O que poderíamos mudar.
Como aplicar a metodologia OKR
Não pense que apenas definir alguns objetivos e resultados-chave é o suficiente para garantir bons resultados na sua empresa.
Faça um plano e comunique
Está pensando em usar o OKR? Se sim, a primeira coisa a se fazer é se certificar que todos os membros da equipe saibam o que a metodologia OKR é, porquê é importante e o que será esperado deles. Enfatize de que maneira a sua organização e como cada membro irá se beneficiar do OKR.
Aqui vai alguns passos do que fazer:
Use números — faça resultados-chave mensuráveis, você precisa ser capaz de dizer objetivamente se alcançou ou não aquele resultado. "Eu vou melhorar a prospecção" é um objetivo errado por ser subjetivo e impossível de avaliar.
Defina limites — elabore no máximo 5 objetivos com o máximo de 4 resultados-chave para cada. Não será saudável definir muito mais do que isso em um ciclo de um mês ou um trimestre.
Esteja incerto — não defina objetivos que claramente você conseguirá entregar. Se você tem certeza de que vai conseguir, você não estará pensando "grande" o suficiente.
O time todo participa — os objetivos não devem ser definidos somente pela liderança. Apenas cerca de 40% dos OKRs são definidos por eles, o restante é estabelecido pela equipe, garantindo a visão de todos.
Transparência — todos devem compartilhar dos membros objetivos e aspirações, e para isso é importante que os OKRs estejam à vista de todos os membros.
Comments