top of page

Networking: Como fazer bons contatos

Durante nossa vida entramos em contato com milhares de pessoas, seja este breve e superficial como um bom dia no elevador do trabalho ou duradouro e constante como amigos de infância que se tornaram sócios de uma empresa.


Em 1967, durante um estudo de psicologia, foi criada a teoria The small world problem ou “O problema do mundo pequeno”. A teoria diz que todo mundo está a apenas seis pessoas de distância de qualquer outra em uma rede de contatos que envolve o mundo inteiro. Ou seja, podemos dizer que você está a apenas 6 contatos de distância da rainha Elizabeth, por exemplo!


Contudo, a teoria falha ao considerar meros conhecidos como pontos de contato nessa “rede social”. No mundo profissional, é preciso nutrir um relacionamento com as pessoas para então considerá-las como contatos, e a isso damos o nome de networking.


Evento para criar networking (Crédito: Evangeline Shaw / Unsplash)



O que é Networking


Networking é a ação de cultivar relações profissionais, mantendo uma rede que envolve diversos ambientes e assim trocar informações e conhecimentos. Vale ressaltar que estas relações são uma troca onde você também entrega valor para quem conhece.


Esta atividade pode ser feita através de atitudes simples e rápidas que colocam sua postura profissional em evidência. Seja aquela conversa durante um evento, aquele cartão que trocou em um encontro ocasional, um comentário na publicação de alguém que segue nas redes sociais ou até quando indica um profissional.


Qual a relevância


O mundo está cada vez mais conectado, a criação de plataformas e redes sociais diminuíram as barreiras geográficas que separavam pessoas e organizações de diferentes estados ou países.


A consequência disso é um mercado altamente competitivo onde você precisa se destacar para ser notado por aquela pessoa ou organização que tem interesse.


Por conta disso, cada interação realizada é uma oportunidade de expandir sua rede de contatos e aumentar suas possibilidades de ser notado. Utilizar estas relações para fortalecer sua imagem é uma estratégia para se sobressair perante a concorrência.


Navegando por redes sociais (Crédito: Austin Distel / Unsplash)



Como começar o seu Networking


Parece um clichê dizer, mas muitas vezes você terá que criar as oportunidades de contato. Não basta participar de um evento e não conversar com ninguém ou ter uma rede social e não publicar nada. Só é lembrado quem é visto, seja visível.


Crie sua network de forma natural e eficiente, faça contatos de qualidade e não apenas por quantidade. Para isso separamos algumas boas práticas para você entrar em ação:

  1. Tenha um objetivo claro em mente, assim poderá ir nas pessoas certas e medir resultados. Reúna quem já conhece e por quem gostaria de ser notado. Ex: meu objetivo é trabalhar em uma multinacional do ramo esportivo, para isto vou conversar com pessoas inseridas neste meio e analisar se estou indo pelo caminho certo;

  2. Deixe suas redes sociais atualizadas, pois quando procurarem por você terão acesso fácil às suas informações relevantes. Publique conteúdos de seu interesse ou projetos que está atuando;

  3. Disponha de uma boa fala e linguagem corporal. O tom e a maneira como você fala também são importantes, então preze por uma linguagem corporal positiva e pela gentileza quando entrar em contato com alguém;

  4. Crie um pitch que responda de forma fácil quem você é e o que está fazendo atualmente. Seja autêntico e sincero, ninguém gosta de pessoas que se aproximam apenas com interesse no benefício próprio;

  5. Ative seus contatos, isto é, retome contato com pessoas que acabou de conhecer ou que conheceu há um bom tempo. Faça isso de forma gradativa de acordo com a receptividade que tiver.


Conclusão

Agora que você já entende um pouco mais sobre networking e como utilizá-lo em sua carreira, que tal colocar mãos à obra?


Comece com pequenas ações e crie possibilidades, mas lembre-se de não ser chato.


Ficou com alguma dúvida ou precisa de auxílio para colocar em prática? Entre em contato com a Solumax que ajudamos você!



Autora: Márcia Nakashima

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page