Como fazer uma pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é uma ferramenta estratégica utilizada por empreendedores como uma forma de coletar e analisar dados relacionados ao negócio, em que serão identificadas as oportunidades e riscos para a empresa.





A partir disso, será realizada a tomada de decisão com mais segurança, uma vez que ter conhecimento do próprio mercado, contribui para a diminuição dos erros e para uma maior assertividade nas ações.


Por que fazer uma pesquisa de mercado?


Primeiramente, é preciso entender a importância de tomar decisões corretas quando se trata do mercado. Para realizar qualquer mudança na sua empresa, é necessário ter conhecimento do cenário do negócio, ou seja, saber quem é seu público alvo, seus concorrentes e entender os desafios impostos pelas suas ideias e estratégias. É nesse momento que entra a pesquisa de mercado.


Essa ferramenta fornecerá dados e informações necessárias para poder encontrar o melhor caminho para a empresa, conhecer as estratégias e experiências dos concorrentes e entender como o público poderá se comportar com um novo produto ou uma nova mudança.


Quais são os tipos de pesquisa de mercado e qual o melhor para a sua empresa?


Existem diferentes tipos de estudos mercadológicos, desde os mais complexos e caros, em que é necessário a ajuda de especialistas, até os mais simples, em que não é nem preciso sair de frente do seu computador para realizá-los.


Contudo, antes de escolher qual o tipo de pesquisa de mercado será realizada, é preciso responder às seguintes perguntas:

  1. Qual o objetivo da sua pesquisa?

  2. Quem é o seu público alvo?

  3. Quantas pessoas irá entrevistar (amostragem)?


Após ter essas três respostas definidas, deverá ser montado um roteiro de perguntas. Recomenda-se utilizar perguntas com uma linguagem mais simples, direta e imparcial.


Formulou o questionário? Então chegou a hora de realizar a pesquisa, levantar os dados e, em seguida, analisar as respostas.


Lembre-se que é importante ter um bom planejamento e escolher bem os dados que serão coletados para não haver o risco de ocorrer um caos de informações que poderão atrapalhar a pesquisa.


A escolha dependerá de qual o seu objetivo com o estudo e os perfis das pessoas que serão usadas. Confira os principais tipos de pesquisa de mercado:


1. Satisfação do cliente


Saber quanto o seu cliente se encontra satisfeito com a sua empresa e seus produtos é importantíssimo para se manter no mercado. Com esse conhecimento é possível saber os pontos que precisam ser melhorados, otimizar suas ações e a forma mais eficiente de gerir o seu negócio.


Uma das formas de apurar o feedback do seu público é, por exemplo, por meio de um questionário com escalas. Ou seja, pedir para seu cliente avaliar a sua satisfação com determinados produtos ou serviços da sua empresa.


2. Satisfação dos colaboradores


É necessário saber também sobre a satisfação dos funcionários, pois são eles que movem a empresa. Logo, é preciso entender se está proporcionando um bom ambiente de trabalho a eles, se estão motivados, sobrecarregados, etc.


Então, avalie a opinião da equipe com um questionário e veja se está com problemas. Isso fará toda a diferença para o funcionamento do seu negócio.


3. Hábitos de consumo


Essa pesquisa é usada para conhecer o público a partir de dados de consumo. É essencial saber as características dos consumidores para garantir uma maior satisfação deles ao montar ações, estratégias e processos.


Você sabe quais as preferências de redes sociais de seus clientes? Qual a frequência de compra? O que os faz escolher um produto? Essas são algumas perguntas que devem ser feitas antes de montar sua estratégia de venda.


4. Força de marca


Aqui você deve saber o que os consumidores pensam sobre a marca da empresa e medir a atenção recebida em relação aos concorrentes. Portanto, entenda quais os pontos que são mais valorizados e prejudiciais dentro do negócio.


A imagem criada pelos clientes é promovida através de várias ações de branding, ou seja, envolve a identidade visual da marca, relação com consumidores, gestão, entre outros fatores.


Exemplo de uma pesquisa de mercado


Uma empresa de fotografia precisava desenvolver a precificação do serviço com base nos preços da concorrência.





Primeiramente, foi analisado o público alvo e, com isso, o tamanho da amostragem de concorrentes a ser questionado para obter as informações requeridas.


Após a realização do roteiro, a coleta de dados foi dividida em três etapas para entender a precificação dos fotógrafos da cidade em determinados nichos de trabalho.


Pesquisa na Internet: Encontrar os fotógrafos atuantes na cidade, por meio de pesquisas no Google, Facebook, Instagram ou sites específicos;


Pesquisa Qualitativa: Coleta de informações dos fotógrafos selecionados, validação das informações e definição da amostra;


Pesquisa Quantitativa: Uso do método Survey, com aplicação de questionários e coleta de amostras com os fotógrafos em que foram aplicadas perguntas como:

  1. Qual o tipo de foto que a empresa tira?

  2. Qual tamanho destas fotos?

  3. O fotógrafo é autônomo ou possui uma equipe?

  4. Ele vende pacotes, ou cobra por hora, ou eventos?

  5. Ele mesmo revela as fotos ou terceiriza?

  6. Quais os preços do fotógrafo para aquela determinada categoria?

  7. Ele cobra deslocamento?

  8. Quais equipamentos ele utiliza?

A partir de tais respostas foi possível identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa com relação a seus concorrentes em cada categoria de fotografia levantada.


Autora: Julia Mendes

Solumax Produção Jr.

Endereço:

Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330 - Bloco P - P103 - Jardim Carvalho, Ponta Grossa - PR

E-mail:

contato@solumaxjr.com

Telefone:

(42) 3220-4899

(42) 9868-8467 

CNPJ: 15.575.983/0001-61

Navegação

Associação civil sem fins lucrativos quem tem como objetivo o aprendizado prático do universitário, elaborando projetos de consultoria em sua área de atuação.

© 2020 por Solumax Produção Júnior

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Black LinkedIn Icon