24 de out de 20193 min

Como a pesquisa de mercado pode transformar o seu negócio

Dona de uma padaria de médio porte, Maria viu o movimento no seu estabelecimento diminuir, não encontrava mais os clientes que compravam pão quentinho todos os dias e, a cada mês, as contas ficavam mais apertadas. Apaixonada pelo seu negócio, Maria desejava mudar a situação, mas não sabia como.

Ela buscou na internet algo que pudesse ajudá-la e encontrou um termo que não conhecia, chamado “Pesquisa de mercado” e descobriu que é um estudo no qual realiza-se uma coleta de dados junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor e a partir disso os dados são interpretados, gerando informações que auxiliam as decisões estratégicas da empresa.

Maria estava insatisfeita com o que estava acontecendo e pensou em oferecer um serviço de almoço na padaria, a fim de atrair mais clientes, porém, tinha várias dúvidas: Será que valeria a pena o investimento? Teria um público interessado no serviço? E se o movimento continuasse o mesmo? E foi aí que Maria buscou uma empresa de consultoria para realizar uma pesquisa de mercado, com o propósito de encontrar respostas para suas perguntas e entender os consumidores.

O primeiro passo foi definir o objetivo da pesquisa, muito claro para Maria que desejava saber se teria público para a ideia do novo serviço. Depois, definiu-se qual seria o público-alvo a ser atingido, estabelecendo então os consumidores.

Em seguida, a equipe da empresa de consultoria determinou a amostra da pesquisa, ou seja, a quantidade de respostas necessárias para a sua validação. Logo após, a equipe definiu as perguntas chaves que seriam feitas, de modo a deixá-las claras e objetivas para o leitor e encontrar as respostas para as dúvidas da Maria. Também foi determinado como seria a aplicação do questionário, presencialmente ou online, e onde ele seria feito, a equipe chegou à conclusão de que a melhor forma seria aplicá-lo no próprio estabelecimento, de forma presencial.

Uma vez definido o objetivo da pesquisa, o público alvo, o questionário e a forma e o local da aplicação, deu-se início a coleta de dados. Posteriormente, as respostas recolhidas foram interpretadas e analisadas pela equipe, que finalmente, encontrou a resposta para a dúvida da Maria: Existe um grande público interessado para o serviço de almoço na padaria.

Então, muito animada com o resultado da pesquisa de mercado, Maria soube que poderia investir na sua ideia sem medo e foi isso que ela fez. O efeito foi totalmente positivo, o movimento da padaria aumentou, novos clientes chegavam a cada dia para experimentar o delicioso almoço e aproveitavam para levar pães e bolos para o café da tarde. Maria viu a padaria mudar de cenário rapidamente e o fim do mês deixou de ser uma dor de cabeça para ela.

A história da Maria é apenas uma de muitas incríveis que esse estudo pode proporcionar. A pesquisa de mercado pode ser feita tanto com os consumidores, como também com os concorrentes ou com os fornecedores. São inúmeras as vantagens de se fazer uma pesquisa de mercado, e abaixo, estão as principais:

· Conhecer o perfil do cliente

· Perceber a estratégia dos concorrentes e analisar seus pontos fortes e fracos

· Estudar a viabilidade de um novo produto ou serviço

· Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços

· Definir seu público-alvo

Além disso, a pesquisa de mercado orienta o empreendedor nas estratégias que serão tomadas, sendo importante para o futuro do negócio.

Como a Solumax pode te ajudar?

A Solumax é uma Empresa Júnior de Engenharia de Produção, especialista em projetos de pesquisa de mercado, já realizou inúmeros projetos na área e conta com o auxílio de professores doutores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, do campus Ponta Grossa.

Com o propósito de transformar o conceito de empreendedorismo nos Campos Gerais, queremos fazer a diferença no seu negócio. Entre em contato com a gente e sinta a transformação na sua empresa.

Autor: Isabelle Ayasa Koike Ikeda

Fonte:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/pesquisa-de-mercado-o-que-e-e-para-que-serve,97589f857d545410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    0